(41) 3286-6442 | (41) 3286-9954

Limpeza de Porcelanatos

Limpeza de Porcelanatos Cerâmicas e Porcelanatos Limpeza e Conservação

Terminou a sua obra e tem algumas dúvidas sobre a limpeza do seu Porcelanato? A Portinari Revestimentos Cerâmicos listou algumas delas com respostas que lhe ajudarão neste momento.

Como fazer a limpeza do porcelanato pós-obra?

Para a remoção de rejunte à base de cimento e argamassa recomenda-se utilizar vinagre branco em até 30 minutos após aplicação do rejunte. Ele dissolve o excesso destes produtos num tempo médio de 15 minutos. Em seguida, basta passar uma esponja (de preferência esponja azul especial para cristais, para não riscar) com um pouco de saponáceo em pó, enxaguar com bastante água e secar com um pano limpo. Para a remoção de impermeabilizantes ou cera, a indicação é detergente neutro, ou os removedores de cera próprios para esta finalidade, existentes no mercado. Nunca utilize produtos que contenham ácido para tentar limpar revestimentos cerâmicos, pois atacam quimicamente o produto. Obs.: Em qualquer tipologia de produto não se deve utilizar sabão em pó, pois cria uma película e facilita a aderência de sujeiras.

O que é ataque químico no porcelanato?

Embora os revestimentos possuam alta resistência, o ataque químico é um desgaste ou corrosão provocada pelo uso inadequado de materiais de limpeza. Este processo torna o revestimento poroso, causando perda de brilho e manchas foscas, tanto pontuais quanto em sequência. O ataque químico é irreversível. A solução é a remoção e a substituição das peças danificadas.

Pode utilizar Água Sanitária em porcelanatos?

A água sanitária é um produto de limpeza muito popular principalmente na manutenção de banheiros e cozinhas. Contudo, se a água sanitária for utilizada pura vai atacar quimicamente manchando o revestimento cerâmico. Para a limpeza geral do ambiente com água sanitária é necessário diluir na proporção 3 por 1, ou seja, 3 litros de água para 1 litro de água sanitária, por exemplo. A água sanitária só pode ser utilizada diluída nesta proporção, pois pura ela ataca o revestimento.

Como fazer a limpeza diária do porcelanato?

Os revestimentos cerâmicos são sinônimos de praticidade e facilidade de manutenção. Para a limpeza diária, recomenda-se primeiramente fazer a limpeza a seco, aspirando ou varrendo e em seguida limpar com água e detergente neutro. Em casos de sujeiras de difícil remoção pode-se utilizar saponáceo cremoso. Os revestimentos cerâmicos podem apresentar diversos tipos de manchas, sendo possível removê-las com o uso do produto adequado para cada mancha. No quadro a seguir, são listados alguns exemplos para facilitar a limpeza de acordo com a origem da mancha:

Como remover a cera protetora dos porcelanatos polidos?

A cera tem como objetivo a proteção da superfície polida do porcelanato. Durante o assentamento do produto podem ocorrer agressões devido à areia, rejunte sujeiras externas, etc. A cera é aplicada após o processo de polimento sobre a superfície, deixando uma fina camada que torna a superfície fosca. Ela deve removida somente após o produto assentado e rejuntado, e após a finalização de toda a obra. A remoção da cera vai resgatar o brilho do porcelanato. A remoção da cera pode ser feita diretamente com limpa vidros ou detergente neutro, esfregando o produto com uma esponja para cristais (azul). Alguns porcelanatos polidos possuem uma película protetora plástica, ao invés da cera. Nestes casos, basta retirar o plástico e, em seguida, realizar a limpeza com detergente neutro ou um pano embebido em álcool.

Fonte: Cerâmicas Portinari